II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha

No último domingo (21) a potencialidade teatral de Itajaí foi assegurada com o encerramento do II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. A cidade se tornou a capital do teatro durante nove dias, com apresentações de dez grupos locais e oito nacionais.

De acordo com a organização do Festival, mais de 3.500 pessoas assistiram aos 18 espetáculos. “O público saía satisfeito das apresentações, elogiando muito o nível das peças apresentadas”, comenta Denise da Luz, diretora do Teatro Municipal de Itajaí. Já os workshops, ministrados pelos atores da Mostra Nacional, e a Mesa Redonda, promovida pelos grupos locais, reuniram cerca de 200 pessoas.


Nos encontros foram debatidos os autores dos textos encenados, as diferentes linguagens teatrais, técnicas de atuação, especialização do elenco, exercícios cênicos e principalmente, o processo de montagem do espetáculo. Conforme Denise, um dos aspectos mais importantes do evento foram os monitores, que eram jovens atores auxiliando nas mais diversas funções na organização. “Esta aproximação proporcionou maior intercâmbio entre grupos locais e grupos de fora, o que gerou atendimento personalizado, pois eram pessoas de teatro”.

As críticas do II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha também promoveram a reflexão do fazer teatral, principalmente dos grupos de Itajaí. Os críticos convidados, Humberto Giancristofaro e Luciano Maza, elaboraram suas avaliações diariamente e disponibilizavam ao público, por meio do blog oficial do evento (www.festivaltonicunha.blogspot.com). “O comportamento deles também foi muito elogiado, uma vez que estavam sempre interagindo com o pessoal do teatro, e proporcionando momentos de troca”, avalia Denise.


O II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha foi realizado entre os dias 13 e 21 de agosto, no Teatro Municipal de Itajaí. Contou com oito grupos nacionais, vindos de São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Rio de Janeiro. E ainda, dez grupos itajaienses: Cia. Andante Produções Artísticas, Coletivo Terceira Margem, Companhia Etc e Tal Artes Cênicas e Manipuladora de Formas, Cia. Experimentus Teatrais, Anchieta Arte Cênica, Grupo Porto Cênico, Cálice Expressão de Arte, Sua Cia de Teatro, Cia Mútua e Ospália. A curadoria ficou a cargo de Álvaro Assad, Marcio Abreu e Valmor Beltrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário