Lusitando recebe troféu Açorianidade 2009

O Núcleo de Estudos Açorianos – NEA, da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado em 1984, e tem como propósito realizar pesquisas em prol do resgate da Cultura Açoriana, bem como a preservação e divulgação da Cultura de Base Açoriana no Estado de Santa Catarina.

Anualmente é realizada a AÇOR, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que neste ano encontra-se na décima sexta edição e que visa principalmente à realização exposições, mostra de vídeos, apresentações culturais e palestras, destacando folclore, artesanato, dança, gastronomia e religiosidade de base açoriana

Na noite de ontem (24/09), foi realizada a solenidade de entrega do Troféu Açorianidade, uma homenagem as pessoas, instituições e empresas que atuam na pesquisa, preservação e divulgação da cultura açoriana em Santa Catarina.
Todos os anos são entregues 10 troféus. Nove levam nomes das ilhas do Arquipélago dos Açores (São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores). Já o décimo troféu tem o nome da Ilha de Santa Catarina, a décima ilha Açoriana.
E na categoria Veículo de Comunicação, o programa Lusitando foi agraciado com o Troféu Açorianidade 2009 – Ilha do Pico, pelo seu resgate e divulgação da cultura açoriana, principalmente pela manifestação musical da qual os apresentadores Célia Pedro e Cristiano Mendonça divulgam semanalmente pela TV Itajaí, canal 20 da Viacabo.

Estiveram presentes diversas autoridades do governo municipal de Itajaí, tais como a Vice-Prefeita de Dalva Rhenius e o Chefe de Gabinete Prof. Edison D’Ávila, bem como os integrantes do “Grupo Folclórico Os Cantores da Paz”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário